Nos últimos anos, a indústria de jogos eletrônicos tem passado por grandes mudanças. Entre elas, está a quebra de um paradigma: a exclusividade de algumas franquias em relação a determinadas plataformas. Esse cenário, reflexo da busca por maior lucratividade por parte das empresas, começa a ter impacto até mesmo em jogos que eram tradicionalmente vinculados a consoles específicos, como é o caso de Crash Bandicoot.

A franquia de jogos do marsupial foi um sucesso em seu lançamento em 1996 para PlayStation. Nos anos seguintes, a saga evoluiu, mas sempre com foco em consoles da marca. Foi só em 2017 que Crash Bandicoot N. Sane Trilogy foi lançado também para Xbox One e Nintendo Switch.

Mas a novidade não parou aí. Em 2020, o Crash Bandicoot 4: It's About Time foi lançado para PS4 e Xbox One e, para a surpresa de muitos, também para PC. Essa é a primeira vez que um jogo da franquia está disponível para computadores.

Ainda não se sabe o quanto essa mudança afetará a exclusividade de Crash Bandicoot, mas é certo que marca uma mudança importante no mercado de jogos. Afinal, se uma marca tradicionalmente ligada a um console deixa de ser exclusiva, outras podem seguir o mesmo caminho.

Tudo isso é reflexo da competitividade entre as empresas de tecnologia e games, que estão em uma disputa acirrada no mercado mundial. A Sony, que era a única plataforma que tinha direitos exclusivos de Crash Bandicoot, precisou reavaliar suas estratégias para manter o sucesso da franquia.

Por outro lado, a abertura para outras plataformas pode expandir o público de Crash Bandicoot além do esperado. Os jogos da franquia já vendem muito bem e a estratégia de diversificação pode ajudar a reforçar ainda mais essa força do personagem no mercado.

De todo modo, é inegável que a exclusividade de algumas franquias é um dos pilares do sucesso dos consoles. A abertura de uma franquia para outras plataformas pode ser vista como um prenúncio de mudanças significativas no mercado de games. De qualquer forma, é importante lembrar que o mais importante é sempre a qualidade do jogo e da experiência do usuário.